quinta-feira, 25 de março de 2010

Dourados inclui portadores de autismo na rede municipal de ensino

Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 24 de Março de 2010 - 16:25


Rede Municipal de Ensino de Dourados começou a inserir crianças autistas no ensino regular - Foto: A. Frota
A Secretária Municipal de Educação está realizando a inclusão de crianças diagnosticadas com autismo. Até o momento, pelo menos oito crianças já foram inseridas nos Centros de Educação Infantil (Ceim’s). Elas frequentam o ensino regular e no contraturno frequentam aulas em sala multifuncional.

Nas salas de aula, professores regentes contam com a ajuda de professores de apoio, que são aqueles que auxiliam no processo de ensino e atendem de modo especial os alunos autistas, colaborando na aprendizagem destes.

Crianças com síndrome de autismo têm características próprias e dificuldade de interação, socialização e com mudança de rotina. A partir daí se torna necessária a inclusão dessas crianças na convivência com outras, para que haja a troca de aprendizado.

“A maioria das crianças estudava na rede privada, mas após uma única criança ingressar no ensino público e os pais verem que houve resultado, e assim o progresso, as outras vieram também”, ressaltou Elza Pedroso, coordenadora da Educação Especial do município.

Cristiane Graauw de Souza, mãe de Júlia de cinco anos, diz que a prefeitura tem tentado oferecer o melhor para as crianças, mas a o problema ainda está na infra-estrutura, que precisa ser adaptada para recebê-los.

“Reconheço o trabalho que estão fazendo, oferecer professores itinerantes ajuda e muito, pois assim, ela tem um ensino mais direcionado, sem contar o trabalho de socialização”, detalha a mãe.

A legislação de ensino prevê que os alunos com alguma necessidade convivam com outras crianças no ensino regular. “Para as crianças, o outro é diferente só quando não se conhece, depois cria amizade e são todos iguais”, lembrou a coordenadora.

Representantes da Secretaria de Educação estiveram no ano passado em Curitiba (PR), em um seminário nacional com convidados da Suécia, e constataram que o trabalho realizado em Dourados está à frente de muitos municípios, podendo ser comparado até com outros países.

Profissionais da UFGD, incluindo psicólogos, psiquiatras, neurologistas e demais áreas da saúde que estudam o transtorno, constataram que no município tem aumentado o número de crianças com autismo.

Com o objetivo de alcançar a formação de um centro multifuncional para oferecer recursos de tratamento e ensino para crianças com diversos transtornos, como autismo e dislexia, estes profissionais e pais de crianças estão formando um grupo de apoio.

Na próxima quinta-feira, (dia 1º de abril), este grupo estará reunido, a partir das 8h, na Praça Antonio João, no centro de Dourados, para fazer um manifesto a favor das crianças e solicitar a ajuda da comunidade para a criação do centro

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