domingo, 8 de agosto de 2010

MEU FILHO E SEU PAI: SERES ESPECIAIS




silvania mendonça almeida margarida


Hoje é comemorado o Dia dos Pais, a famosa semana dedicada a todos os pais na nossa Nação. André chegou em casa com um presente para o seu pai. Uma camisa branca onde estava designada a seguinte frase: “EU MOSTRO A MINHA ARTE, MEU QUERIDO PAI”. Mas todos os dias são Dias dos Pais. O desenho da camiseta era simples e usado de três cores de lápis: laranja, preto e verde e apenas uma garatuja como figuração. Com ajuda da professora da escola, que deve ser muito cuidadosa, assinado ANDRÉ. E a camiseta é linda, transparente, branca e envolve os mais nobres sentimentos de uma criança especial para um pai que é um ídolo. E merece.

Um sentimento indescritível nessas aberturas toma conta do meu ser: será que a arte do meu filho e de todos os filhos autistas e respectivos pais não são ritos de passagem? Os Pais são agentes educativos importantíssimos, uma vez que representam, para os seus filhos figuras de apego e de identificação, também uma grande influência na criança. Não diferentemente com a criança autista, com o adolescente autista, com o rapaz autista.

O que se espera de um pai que tem um filho autista? O pai tem a responsabilidade de educar seus filhos para sua integração. Proporcionar-lhe a ajuda necessária para conseguir seu desenvolvimento integral, físico, moral, espiritual. O lar e a família são os aspectos mais importantes para a integralização feliz da criança autista.

Não se deve tomar nada como eterno, mas pais são ricos e duradouros enquanto a gente estiver na vida. Um pai é a busca de uma estrela, a aspiração de todos os filhos, são realizações que se guardam no interior. Ensinam a vivência e a essência da alma. Mostram a paciência e com tantos ensinamentos que não saem do pensamento.
A cada palavra entre pai e filho, André cresce, acorda e vai a busca do futuro, mesmo que seja um futuro espiritual. Futuro que está nas mãos e na fidelidade de pai para filho.

Basta ouvir o coração e pai e filhos especiais!!! E André seguirá pela vida mostrando a arte para seu pai, não tão somente em camisetas, mas em momentos felizes vividos juntos num verdadeiro lar que abraçou a causa autista.

Um comentário:

  1. Olá, Professora Silvânia,
    Te adicionei no Facebook e lá tive conhecimento do seu blog. Como sei que você é grande estudiosa do assunto "Autismo", provavelmente já deve ter lido diversos artigos e reportagens sobre o tema. Estou te enviando uma notícia, não sei se já leu, mas o que vale mesmo é a intenção de partilharmos informações, não é mesmo? :o) Um grande abraço pra você e pra toda sua família!

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4032074-EI238,00-EUA+querem+explorar+beneficios+dos+animais+para+criancas.html

    ResponderExcluir

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais