Blog do André Luís Rian, rapaz autista que quer conversar com você sobre os problemas soluções do autismo...
quarta-feira, 28 de julho de 2010
A MÚSICA COMO EFEITO EDUCACIONAL
A música é para criança o que o canto é para o pássaro; em cada uma há um germe de musicalidade cujo cultivo tem, necessariamente, de ser feito para se estimular e favorecer o despertar de vocações raras e preciosas.
A música é um fator educativo de primeira grandeza e, ensinando as crianças a amá-la e a cultivá-la, estaremos promovendo a elevação espiritual dos homens de amanhã." (Inah de Melo)
*****************************************
"A música é tudo aquilo que soa bem. A música inteligente é a que fala ao coração e, por intermédio do ouvido, emociona e fortifica a alma do homem, com pensamentos e melodias." (Johan Matheson)
*****************************************
"Música é a arte de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido. " ( J.J. Rousseau)
*****************************************
"A música é uma revelação mais sublime que toda sabedoria e toda filosofia." ( L. Van Beethoven)
*****************************************
"Música é a linguagem da emoção." ( Richard Wagner)
*****************************************
" A música é o coração da vida; por ela fala o Amor; sem ela não há bem possível; com a música tudo é bom." ( Franz Liszt)
*****************************************
A música vem, em sua evolução natural, acompanhando a Humanidade através dos séculos, e cada vez mais, firmando-se como um poderoso auxiliar de que se utilizam os educadores para, de modo agradável e eficiente, poder influir na educação moral, cívica, psíquica estética e artística da criança. De há muito que os psicólogos e psiquiatras vêm se batendo pela importância das primeiras emoções na formação da vida emocional das crianças. E a música atua como uma verdadeira energia, capaz de influir beneficamente na educação dos sentimentos - seu principal objetivo. Nada melhor do que uma bela música para fazer uma alma vibrar de entusiasmo ou de qualquer outro sentimento e, assim, compreender, de maneira sensível, isto é, de sentir um fato explicado.
A música representa, pois, o meio mais eficiente para a elevação da criança, expressando os fatos de um modo mais interessante, mais acessível, encaminhando-se ao sentimento - esteio da educação.
As musas teriam legado ao homem os segredos da harmonia a fim de que os movimentos da alma pudessem ter equilíbrio; e os segredos do ritmo, a fim de que os gestos e atitudes do corpo ganhassem em graça, medida e precisão. Com esta imagem, exaltava Platão o valor da arte, procurando demonstrar a sua importância na formação humana. Mas referia-se de modo particular à música, sem dúvida, de todas as artes, aquela de mais variados recursos educacionais. Nenhuma apresenta, com efeito, a mesma flexibilidade de recursos, o mesmo poder de comunicabilidade, a mesma singeleza de graduação. A música serve a tudo e a todos. É tão natural que já se encontra implícita na linguagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este blog desenvolve um programa de utilidade pública, não somente em homenagem ao autista, como também, identifica a criança na educação
ResponderExcluir