Blog do André Luís Rian, rapaz autista que quer conversar com você sobre os problemas soluções do autismo...
sábado, 31 de julho de 2010
ANDRÉ E A ESTIMULAÇÃO ESCOLAR
silvania mendonça almeida margarida
As aulas ministradas ao André Luís têm como objetivo principal trazer ao âmbito escolar a maior quantidade de estímulos sensoriais (tanto psicológicos, quanto físicos), para que ele possa encontrar, através deles, uma maneira mais fácil e eficiente de se adaptar frente às dificuldades e aos desafios encontrados hoje em seu dia a dia.
Quanto fora da sala de aula, para que todo espaço físico da escola seja aproveitado e explorado ao máximo, André tem demonstrado esperteza com as atividades desenvolvidas. As principais atividades lúdicas são a pintura, modelagem com massinhas, os brinquedos fornecidos pela escola. O intuito é sempre trabalhar o lado sensorial e social que o André tem dificuldades ao longo de sua vida que aqui em casa, como na escola, tem maravilhoso aprendizado. Há através das atividades estimuladoras uma interrelação entre as escolas que o André freqüenta e até mesmo consigo mesmo. Lá ele é feliz e estimulado. Como por exemplo, aulas com músicas são realizadas com o intuito de estimulação escolar na vida autística do André.
Os jardins e espaços livres também são utilizados para que André tenha contato direto com o meio ambiente, e para que possa ampliar seu conhecimento com as inúmeras formas e texturas existentes. Realizamos também atividades com água, em diversas temperaturas (morna, natural e gelada), onde o André pode colocar as mãos e perceber diferentes temperaturas. Isto é feito aqui em casa.
André Luís, durante as aulas, tem demonstrado ser muito esperto, mas a agitação é algo constante. Tem maior interesse pelas atividades que envolvam sons, desenhos e pinturas com tinta.
Seu desenvolvimento é considerado bom, tendo respostas rápidas para cada atividade aplicada em sala, embora não saiba cores. Tem uma facilidade impressionante para aprender canções e versos ritmados. Os sons não são estridentes, são baixos e a ecolalia se faz presente. Fala muitas palavras erradas, mas é ritmista. Falaremos disto depois...
Assim, temos como objetivo principal, fazer com que seu desempenho durante as atividades seja aprimorado todo o tempo em que estiver com ele, que a integração seja estimulada e organizada, o resultado motor seja eficiente ao longo do processo de tratamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário