quarta-feira, 7 de abril de 2010

Grande parte da sociedade não tem conhecimento sobre o assunto e o autista

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, o Dia Mundial da Sensibilização sobre o Autismo tem como objetivo chamar a atenção e informar a sociedade sobre o assunto.
Desde que a data foi criada, todos os anos no dia 2 de abril, centenas de pessoas e organizações promovem manifestações para celebrar o dia.
A ideia é conscientizar as pessoas sobre o autismo durante a semana da data, utilizando a cor azul para chamar atenção em todo o mundo. Vários lugares e monumentos globais fazem parte da iniciativa.
O Autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Infelizmente, grande parte da sociedade não tem conhecimento sobre o assunto e o autista é muitas vezes chamado de louco. De acordo com o Center of Disease Control and Prevention (CDC), uma em cada 150 crianças com 8 anos de idade, tem uma desordem dentro do espectro do autismo. Mundialmente, esse número pode chegar a 35 milhões.
Autistas têm dificuldades de comunicação, mas mundo próprio é uma expressão equivocada. Às vezes é difícil se comunicar para eles. Ensiná-los a interagir é a melhor maneira de estabelecer esta comunicação.
Assim como qualquer pessoa, os autistas têm variações de inteligência se comparados uns aos outros.
Todos nós gostamos de carinho, com os autistas não é diferente. Acontece que alguns têm dificuldades com relação à sensação tátil, podem sentir-se sufocados com um abraço, por exemplo. Nestes casos deve-se ir aos poucos. Tente entender suas sensações.


Apenas 10% da população brasileira praticam atividade física regularmente
Segundo levantamento do governo federal, somente 14,9 milhões de pessoas, ou 10,2% da população, praticam atividade física com frequência. Mais de 60% tem menos de 34 anos e a maioria é homem. Estes dados foram divulgados pelo Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2008, nesta quarta-feira (31).
A pesquisa mostra que 28,2 milhões de pessoas, cerca de 20% da população, não realizam nenhuma atividade física. Dentre os idosos com mais de 65 anos, 1/3 não pratica qualquer exercício.
Praticamente a metade das pessoas faz atividade duas vezes por semana, em geral (93,5%) por 30 minutos diários.

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoB&SUBMENU=Saude&CODIGO=36133&CODIGO=7212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais