terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DESEJO INFANTIL


Mamãe, quando eu era neném
você me achava linda,
e eu sorrindo lhe retribuía
tudo que queria de mim.

Eu era a sua menina
muito esperta e sabida
meus sentimentos infantis
se misturavam aos seus.

Mamãe, dizia eu,
sou sozinha, sem amiguinhos,
quando é que posso ter um
cantinho só meu.
Durmo aqui com a outra menininha,
minha irmãzinha querida
mas é só nenezinho também.

Quero crescer, quero cantar.
Só tenho uma pequena irmãzinha
que não pode brincar comigo.
Estudar tudo enfim.
Mas preciso de um irmão,
que me dê muito amor,
que olhe só para mim.

E quando crescermos
e de força for preciso
ele será nosso apoio.
De voz grossa e pé no chão,
dirá para todos, bravo e audaz:
- não mexa com minhas irmãs,
pois eu sou sem fronteiras,
decisivo e seguro
de pé firme no chão,
e de me fazer entender
sou muito capaz.


Esperei, orei,
e pedi a Deus,
Nosso Senhor,
um irmão.
Para nos proteger,
nas brigas do colégio,
nas horas do intervalo,
no momento da merenda,
nas festas dos nossos primos,
nas reuniões familiares.
E aquele que mexesse comigo,
ou com a minha irmãzinha,
teríamos paz e proteção.


Eu sei, eu sei,
são pensamentos de outrora,
que não fazem mais sentido,
mas que vinham em boa hora
de menina infantil,
e que acabariam por sinal.


Lembro-me um dia, direitinho,
em manhã muito agradável,
papai nos deu a notícia.
Eu contava com seis anos,
entendi tudo, finalmente,
eu teria o meu irmão.


Sim, veio o meu irmãozinho,
forte, feliz e risonho.
Tudo isto em meus sonhos
de sentimento e esperança.


Mamãe me chamava feliz
venha minha linda menina
vamos contar histórias
de Jesus e de amor sem fim.
Ou você conta ao neném
ou então espera por mim.


Ah! Jesus, disse eu
vou brincar tanto com ele,
vou ser para ele,
uma vida de luz,
ele vai me achar a mais linda
e eu serei uma fraterna companheira.


Serei a sua professora,
e quando tiver que lhe mostrar
os mapas do nosso planeta,
mostrarei em todas as aquarelas
e ele aprenderá como
a nossa Terra é bela.


A nossa irmãzinha do lado,
fará as pontas dos lápis
de cores que já imaginei,
tomará as tabuadas
sob minha coordenação.


Quantas vezes imaginei
ir de bola ao barraco,
levá-lo à creche
em roupa de marinheiro.
Quando no Jardim Infantil
lá ia eu sempre no horário
com as suas mãozinhas
dadas entre os meus
dedos felizes.
Ir de bicicleta até o largo
da pracinha da nossa rua.


Em todas as circunstâncias
com palavras sóbrias e amigas
os meus pais conversavam comigo,
para me ajudar a compreender
o verdadeiro sentido da vida.


Naquela tarde de verão
compreendi, sim, como entendi,
que a minha missão
era muito grandiosa,
fazia parte de uma casa
onde tudo era especial.


Ah! Minha rua,
se ela pudesse contar
quantas vezes chorei
na pracinha,
quando me contaram
muito tristes que o meu querido
era muito especial.


E eu não entendia.
O que era ser especial?
Eu também era especial,
pois adorava a irmãzinha
e agora o outro irmão.
eu que era especial,
sim, pois somente eu
tive dois nenêns,
para minha principal
preocupação.


E agora?
Onde estavam meus sonhos?
Jogados todos no chão?
No balanço do seu corpo,
nos gestos esquisitos,
mas para mim, lindos,
o tremer das suas mãos?


Passou o tempo,
hoje, quando olho
os meus desejos
infantis, sem remorso
algum, eu não choro.
Desejos são desejos,
se realizáveis, que bom!
Senão fica guardadinho,
nos arquivos do coração!


Aprendi a ficar calada,
aprendi a ser pensativa,
muito reflexiva,
e a ter sincera paz.


Gostaria que tudo fosse diferente?
Talvez sim, talvez não.
Mas para mim este irmão,
tão adorado irmão
é meu semblante
já juvenil da minha luta.
É motivo de nossa alegria,
pois o mesmo sente
a nossa outra menina.


E quando mamãe está no trabalho,
eu me sinto muito importante,
pois passo horas dificíeis,
aprendendo a conhecer o
muito desconhecido,
pois sou a responsável,
por tudo que o envolve,
e traço planos e planos,
que em arquivos de sonhos
que se sucederão,
não sei em qual futuro,
mas apressa o meu regresso de amor.


Irmão, você para mim é o meu motivo,
de alegria, a vida ganha sempre
um grande sentido novo,
e assim...
o amor que tenho por você
é tão grande,
que foge à intimidade
e fica por este mundo
por toda a eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais