quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Autismo


Autismo



O que é o Autismo?
Se procurarmos na Internet, vamos achar:
· O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas.pt.wikipedia.org/wiki/Autismo
· Deficiência do desenvolvimento (mais especificamente um transtorno invasivo do desenvolvimento) que compromete as interações sociais, comunicação e a variedade comportamental do portadorpt.wiktionary.org/wiki/Autismo
· autista - pessoa que sofre de doença mental que dificulta o convívio em sociedade e a aceitação de regras sociaispt.wiktionary.org/wiki/autista
· distúrbio de ordem neurológica que afeta o indivíduo em vários aspectos e principalmente a comunicação. Em muitos casos apresenta retardo mental e epilepsia associada. Possui vários espectros (variantes) e sua causa ainda é desconhecida. Veja mais no link definição.www.autistas.org/glossario.html
· Desapego quase total da realidade, porque o sujeito refugia-se no seu eu profundo e recusa todo contacto com as coisas e os seres exteriores a ele mesmo.www.animacorpus.net/glossario/
· Estado mental caracterizado pela tendência a alhear-se do mundo exterior e concentrar-se no espírito. A nível médico as causas desta doença são desconhecidas, apesar das investigações e estudos feitos. ...limitesdoserhumano.freehostia.com/dicionario/dicionario.htm
· Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade. A criança fecha-se sobre si mesma e desliga-se do real impedindo de relacionar-se normalmente com as pessoas. Num diagnóstico incorreto pode ser confundido com retardo mental, surdo-mudez, afasia e outras síndromes.educacaodialogica.blogspot.com/2009/09/termos-e-significados-usados-na.html
Vamos também achar vários tipos de tabelas que servirão para avaliar se nossos filhos são ou não são autistas, tipo, se preencher tantos itens, é, se não, não é.
Mas querem saber? Ninguém sabe na realidade o que é o autismo. Hoje estão dentro do espectro autista crianças com Síndrome de Rett, de Angelman, de Prader-willi e até, como descoberto há pouco no Canadá, com doença celíaca. Todos são autistas? Dizem que sim. Mas todos são completamente diferentes, com prognósticos também completamente diferentes!
Isso me lembra uma mudança de casa. Numa caixa colocamos o que sabemos, com certeza, que vai para a cozinha, noutra, o que vai para o quarto do casal, noutra, para o escritório, e assim por diante. Aí fica aquele tanto de coisa, que a gente ainda não sabe onde vai ficar. É a caixa da miscelânea. Na hora que a gente precisar, vai se lembrar: “naquela caixa eu tenho isso.”
Essa é a caixa do autismo, ela ainda precisa ser organizada, ser refinada.
Vocês acham que isso vai acontecer agora?
Talvez. Porque essa caixa está ficando super lotada. Já não está dando para ignorá-la. Mas, será que a solução é financeiramente atrativa? Tenho minhas dúvidas.
O que sei é que não dá para ficar esperando. Se estamos vendo tantos casos de melhora, e até de cura, porque não tentar também?
Alguns vão falar:” Mas esse caso não era de autismo!”
Isso não existe! Se não era, porque estava na ‘nossa’ caixa? É fácil falar depois, mas antes, quem falava que não era?
É difícil tentar coisas novas? É.
Dá vontade de fazer só o que vários médicos falam, que é estimular e ver o que vai acontecer? Dá.
Afinal, ninguém melhor do que nós para saber quantas vezes acreditamos que tínhamos resolvido o problema de nossos filhos, e levamos novas bombas.
Mas algumas mães resolveram não confiar somente na medicina e resolveram correr atrás.
E, acreditem, muitas conseguiram resultados incríveis.
Se vocês já tentaram todos os exames, não acharam nada, e continuam com seus meninos no “espectro autista”, ou no “espectro do transtorno invasivo de desenvolvimento”, que tal correr atrás?
Não vamos estudar medicina, química ou nutrição. Não vamos concorrer nem querer saber mais do que ninguém.
Vamos simplesmente fazer o que está ao nosso alcance.
E o que já deu resultado com algumas crianças e está ao nosso alcance?
A alimentação. Todo mundo que mudar a alimentação vai sair do “espectro”?
Lógico que não. Mas com certeza, alguns vão. E outros vão ter melhoras, vão diminuir as estereotipias, vão ficar mais centrados.
E que alimentação é esta?
É comida mesmo, a mais natural possível. Nada de aditivos químicos, nada de conservantes, nada de realçadores de sabor.
E o mais importante, nessa alimentação existem 4 produtos absolutamente proibidos:
GLÚTEN;
CASEÍNA;
GLUTAMATO MONOSSÓDICO; E,
ASPARTAME.
É difícil? Nos dias de hoje, DIFICÍLIMO!
Se fosse há umas décadas atrás, seria FACÍLIMO, pois as pessoas tinham mais tempo, faziam a comida em casa, jantavam...
Quem sabe o aumento de casos de autismo não está ligado justamente ao consumo cada vez maior de comidas artificiais? Será que a genética consegue explicar um aumento tão grande de “espectros autistas”? Bem, essa questão não é nossa.
O que sei é que, para mim, vale a pena tentar.
Minha filha apareceu na minha vida de forma inesperada.
Depois, minha sensação foi de medo. Eu perguntava para meu ginecologista: Afrânio, você acha que eu posso ter outro filho? Eu vou ser capaz de gostar dele ou dela tanto quanto eu gosto da Silvia? E quando ela nasceu, me ensinou que o gostar não tem limite. Esse gostar me faz lembrar o tempo todo que essa menina linda, que às vezes faz birra, fica nervosa, tem algum comportamento inadequado, é a mesma que me ensinou tanto. Esse gostar me faz lembrar que, quando seus olhinhos cor de turmalina estão brilhando para mim, eles estão dizendo: “Mamãe, eu confio em você.”
Por isso, mais uma vez eu falo, para mim vale a pena tentar. Não só isso, mas tudo o mais que aparecer e não causar nenhum mal. Não é por obrigação de mãe, é por gratidão de mãe.
Adoro duas frases de Victor Hugo:
“Não há nada como um sonho para criar o futuro.”
“Nada há de mais poderoso do que uma idéia que chegou no tempo certo."
Tenho certeza que o tempo da Ana chegou. Com esse tipo de alimentação, ela já está tendo resultados visíveis. Ela vai sair do “espectro”? Não sei. Mas eu estou fazendo a minha parte. Hoje, o acupunturista dela perguntou:
“Ana, posso fazer mais alguns pontos?”
Ela virou para ele e falou, claramente: “Não quero.”
Ele olhou espantado para mim, e perguntou: “Você ouviu?”
Claro que sim. Como eu disse, o tempo dela chegou. E espero que junto com ela venha muita gente.


Cristina
http://santadecasafazmilagre.blogspot.com/p/o-que-e-o-autismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais