domingo, 12 de fevereiro de 2012

Meditação: uma arma contra o estresse



DivulgaçãoO estresse  foi apontado como um dos principais problemas da modernidade eestána maioria das vezesna raiz de sintomas como a depressãodificuldade deconcentraçãoalteração do sonoirritabilidadeentre outros males, decorrentes daagitação permanente da vida diária.
 
Quando o corpo permanece muito tempo neste ritmo o desequilíbrio leva a danos físicos em diversos sistemas. Cada pessoa desenvolve reações particulares, desde dores de cabeça até distúrbios cardiovasculares, aumentando o risco de ataque cardíaco, derrame e trombose.
 
O poder terapêutico da meditação já é reconhecido até mesmo pela medicina, sendo  capaz de desacelerar  a mente, além de melhorar a disposição do organismo como um todo. É utilizada ainda, por muitos, como um recurso para o crescimento pessoal.
 
Meditação é uma arte ancestral, praticada por civilizações antigas do Egito, Índia e entre os Maias. Meditação, do latim meditare, tem o sentido de voltar-ser para o centro, ou seja, voltar-se para o interior do ser, que detém enorme poder de cura e transformação. 
 
Estudos recentes realizados por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, comprovaram, com a ajuda de imagens, que a meditação frequente ajuda a proteger o cérebro de doenças psiquiátricas como o autismo, esquizofrenia, ansiedade, hiperatividade,  ao possibilitar que a pessoa desligue áreas do cérebro associadas a devaneios (onde a mente se foca em sentimentos, sensações e estados mentais negativos).  A equipe realizou exames de ressonância magnética funcional para  examinar a atividade cerebral de pessoas experientes e novatas na meditação, enquanto elas praticavam três diferentes técnicas de esvaziar a mente dos pensamentos. 
 
No Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, há um núcleo de Cuidados Integrativos, que oferece Meditação, Acupuntura, técnicas corporais, relaxamento, respiração, Musicoterapia, Arteterapia e Reiki favorecendo a melhora das condições gerais do paciente, alívio dos sintomas da doença e incentivo para  lutar por sua recuperação. Instituições renomadas como  o Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York, o MDAnderson Cancer Center de Houston, o Dana-Farber Cancer Institute de Boston e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também incluem a humanização do atendimento médico, tratando o paciente de forma integral.
 
Muitas pessoas nem se arriscam a começar a prática por acharem que está vinculada a religião ou tradição, mas na área de saúde vem ganhando cada vez mais espaço.
 
Não é preciso experiência para vivenciar de forma plena esta prática. Relaxe e descubra por que a meditação tem mudado a vida de tantas pessoas.
 
Técnica de Meditação
 
Em um lugar tranquilo procure se acomodar em uma posição confortável. Use roupas leves, que sejam cômodas. A música é opcional, mas sons de natureza ajudam a acalmar. Pode-se se deitar de barriga para cima ou sentar-se de pernas cruzadas, mantendo a coluna vertebral ereta. Feche os olhos e volte sua atenção para o interior, silenciando sua mente. Ao inspirar, de forma lenta e profunda, direcione o ar para a base dos pulmões, movendo, naturalmente, o abdômen para fora e, ao expirar, para dentro. Ao mantermos a postura correta, automaticamente a respiração vai se tranqüilizando e a mente fica calma.
 
O mais indicado é escolher um horário em que esteja mais descansado e começar aos poucos, por mais ou menos uns 15 minutos diários, programando o despertador para marcar o final da meditação.
 
Quanto à alimentação não há nenhuma restrição, mas é bom evitar comidas pesadas.
 
Existem inúmeras formas de se praticar a meditação, o segredo é concentrar-se na técnica que estiver fazendo, a que você mais se identifique, e se beneficiar da profunda calmaria e paz que ela propicia.
 
Elaine L. Teles – Consultora de Comunicação e Marketing, Mestre em Reiki, praticante e estudiosa de Meditação, responsável pelo Espaço Luz e Vida.  
 
Da redação com assessoria
 
Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais