sábado, 21 de agosto de 2010

Autismo : Características, Modelos Etiológicos e Estereótipos.

Cristina de Falchi, da Secretaria Municipal da Educação de Americana, psicopedagoga cliníca, com formação em psicanalise.

Breve histórico, com a informação que a detecção da sindrome não é nova, mas o estudo sobre ela sim.
Por volta do século XVIII, Locke e Rousseau iniciaram estudos sobre a natureza humana, qual a função da educação, da cultura, o que impulsionou os estudos de crianças com disturbios graves das capacidades de comportamento social.
(Terapia Comportamental com reforço).
Em 1943, Leo Kanner faz um estudo com 11 crianças de uma instituição, e utiliza a terminologia "alterações autistas de contato afetivo", dizendo as caracteristicas até hoje consideradas como de avaliação/diagnostico de autismo. O termo tinha sido criado pelo psiquiatra Beutler, dirigido a adultos esquizofrênicos.
Nos anos 80, a associacao medica dos EUA criou o DSM-III, classificação que diz as caracteristicas de diversas doenças, que preserva a classificação de Kanner e considera a possibilidade de aparecimento do quadro após 30 meses de idade. Considera o quadro como Crônico e altamente incapacitante, com :

deficiência social grave
deficiência comunicativa grave
ausência de jogos de ficção
Modelos Etiológicos
Kanner / QI / Rutter

QI baixo = 40 % abaixo de 50; 30 % de 70 ou mais
Kanner : QI determinado pela dificuldade de estabelecer vínculo com as outras pessoas
significado das relações sociais
Modelo etiológico Psicodinâmico
pessoa biologicamente normal / sintomas relacionados com condutas parentais inadequadas
Rutter - 1976

QI sem relação com a interação social
modelo etiológico orgânico
crianças com QI abaixo de 70
Modelo Etiológico Intermediário

crianças biologicamente deficientes e vulneráveis e os pais têm dificuldade de ajudá-la.
ESTEREÓTIPOS
Anomalias Motoras
motricidade perturbada em função de esteriótipias
movimentos repetidos e complexos normalmente envolvendo mãos e braços
andam na ponta dos pés
movimentos que envolvem o tronco e o corpo inteiro com paradas bruscas, balanceios
hipertensão do pescoço.
Comportamentos automutiladores
bater a cabeça
morder
arrancar os cabelos
Obsessão por rotina
interrompidos por episódios de imutabilidade.
Os esteriótipos acima devem servir como parâmetros, porém, eles não ocorrem o tempo todo nos indivíduos portadores da sindrome autista; alguns deles mesmo não apresentam tais comportamentos, somente eventualmente os têm. Um autista não está sempre tendo movimentos complexos de visão das mãos, não anda sempre ( ou mesmo NUNCA) na ponta dos pés, e nem sempre exigem uma rotina fixa e imutável. Pois, acima de tudo, são INDIVÍDUOS, não peças médicas...
Estados Autistas ( Alfredo Jerusalinsky - 1980)

Em seu livro com o título acima, o autor retoma o discurso de Freud da síndrome do destino, e do discurso social designando lugar para o sujeito ( esse artigo de Freud diz do perigo do profissional rotular uma pessoa, e do que está envolvido nisso : da imutabilidade de um diagnostico, da perspectiva de crescimento ser cortada pela palavra profissional)

Esse autor coloca que o sujeito tem um desenvolvimento desordenado, e que está dentro de estados autistas; que o caminho humano é a evolução, que o sujeito busca sempre, por inerencia do ser humano, a conquista de novas etapas do desenvolvimento.
Essa é a linha seguida pela Escola Municipal de Americana "Tempo de Viver" ; baseada no princípio de estados autistas, que não congela um individuo dentro de um diagnostico "altamente incapacitante e crônico", mas sim de um individuo que no momento está dentro de um estado autista, e com o auxilio de um enfoque construtivista - dentro da linha da Piaget - e de pressupostos psicanalíticos - que dizem que o indivíduo está com o desenvolvimento desordenado, mas que pode vir a superar essa fase -, busca fornecer auxílio das diversas áreas - psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, dentre outras - para essas pessoas. O desejo é tratar-se de uma casa de passagem, que auxilie os indivíduos nesse momento na vida a superarem suas dificuldades, e não de uma instituição destinada a abrigar pessoas portadoras de problemas crônicos para o resto de sua vida.
==================
Fonte: Autismo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais