quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você sabe identificar sinais de autismo numa criança em tenra idade?

Para que a resposta à pergunta acima seja um absoluto SIM muito há que se fazer. Para tanto você está recebendo a programação de Capacitação Nacional Para Profissionais e Familiares na Atenção e Defesa da Pessoa com Transtorno Autista., com encontros que se realizarão em três capitais de diferentes regiões do Brasil, entre elas, destacamos o Rio de Janeiro, pela proximidade geográfica. Estarão presentes alguns dos profissionais mais experientes e além de esclarecimentos atualizados sobre o autismo, uma lista de sites em português sobre o assunto, informações sobre Listas de Discussões, e endereços onde você poderá obter informações constantes sobre a realização de cursos, encontros e congressos sobre autismo.

O autismo desafia generalizações. È o mais grave distúrbio da comunicação humana, um transtorno do desenvolvimento que compromete a socialização, a comunicação e a imaginação. Não pode ser definido e nem tratado como uma forma de retardo mental. Na grande maioria dos casos, manifesta-se antes dos 36 meses de vida. Não é necessário pensar para concluir que nessa fase o Pediatra seja a pessoa mais indicada para perceber e encaminhar tais crianças a fim de que a intervenção tempestiva resulte em considerável melhora no prognóstico. No entanto, raramente os pais são alertados para que submetam sua criança à avaliação de um especialista. Ao contrário, pais aflitos em perceber diferenças ou atrasos em seus filhos com relação às outras crianças são “acalmados” pelo médico pediatra com as frases de praxe: cada criança tem seu ritmo, isso é apenas uma fase, a ansiedade dos pais muitas vezes atrapalha, entre outras...

De acordo com a AMA, atualmente há uma criança autista entre mil nascidos. O que significa mais de 10 mil crianças com menos de 5 anos atingidas pela síndrome. No entanto, artigos publicados nos E.U.A. e Europa sugerem uma possível “ epidemia” de autismo, tendo em vista o desconcertante aumento de casos na última década.

A ausência de diagnóstico ou o diagnóstico inadequado levam à falta de intervenção precoce. O resultado é que essas crianças ficam muitas vezes desassistidas durante anos, com perda de precioso tempo no tratamento que poderia inseri-las de forma satisfatória e mesmo produtiva no contexto de nossa sociedade.

Informe-se sobre autismo e outros transtornos invasivos:
Visite na Internet:
www.ama.org.br
www.mkm.com.br/~camargos/
www.autistas.org.br

Participe da Lista de Discussão sobre Autismo:
http://br.groups.yahoo.com/group/autismo

Fale conosco e-mail mflautismo@uol.com.br

Esta carta foi formulada por pais de uma criança autista. As informações aqui constantes foram obtidas em artigos publicados pela Associação de Amigos do Autista AMA e dos profissionais: Dr. Walter Camargos Jr. e Dr. José Salomão Schwartzman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais