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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Definindo alguns termos utilizados em psicomotricidade
Aspecto afetivo ou relacional: relação da criança com o adulto, com o ambiente físico e com as outras crianças.
Aspecto funcional: forma que o indivíduo reage e se modifica diante dos estímulos do meio.
Coordenação fina: refere-se a habilidade e destreza manual. Ela depende da coordenação óculo-manual ou viso-motora.
Coordenação Global: diz respeito a atividade dos grandes músculos. Abrange a coordenação dos movimentos, a conscientização corporal e postural. Ela permite a realização de múltiplos movimentos ao mesmo tempo, com cada membro realizando uma atividade diferente, sem perder a conservação de unidade do gesto. A criança precisa de uma coordenação global para andar, correr, saltar, rolar, pular, arrastar-se, nadar, lançar-pegar, sentar e etc.
Coordenação óculo-manual: está relacionada com um domínio visual ligado aos gestos executados e tem como objetivo dar uma harmonia ao movimento. Ela é essencial no aprendizado da escrita.
Educação psicomotora: “trata-se de uma educação global que, associando os potenciais intelectuais, afetivos, sociais, motores e psicomotores da criança, lhe dá segurança, equilíbrio, e permite o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios nos quais tem de evoluir” (Picq Vayer). Ela deve englobar diversas atividades oferecidas as crianças de forma seqüencial observando a etapa de desenvolvimento em que elas se encontram. Ela deve ser considerada como uma educação de base na escola pré-primária, pois condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. Ela deve ser conduzida desde a mais tenra idade, pois permite prevenir inadaptações diversas e dá a criança condições de desenvolver adequadamente as aptidões necessárias ao aprendizado dos conteúdos escolares.
Esquema corporal: diz respeito a noção ou modelo que a pessoa possui do seu corpo e de suas posturas. O esquema corporal armazena as impressões presentes e passadas.
Estímulos exteroceptivos - são estímulos exteriores ao organismo que agem sobre ele através de experiências sensitivas (de contato, pressão etc) e sensoriais (visão, audição)
Estímulos interoceptivos - estímulos vindo das vísceras
Estímulos proprioceptivos - sensações cinestésicas que nascem do corpo
Imagem corporal: A representação mental que se tem do corpo (Schilder). É a impressão que se tem de si mesmo, baseada em percepções internas e externas e no confronto com outras pessoas do próprio meio social. Envolve um conhecimento intelectual e consciente do corpo e também da função de seus órgãos (Morais).No esquema corporal está também incluída a imagem corporal.
Imagem especular: trata-se da descoberta pela criança de sua imagem no espelho (por volta dos 6 meses de idade).
Lateralidade: é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.
Maturação nervosa: nível de desenvolvimento cerebral que permite que a criança enfrente adequadamente uma determinada situação e suas exigências.Ela pode ser caracterizada por iniciar-se na região da cabeça, estendendo-se até o tronco e só depois às pernas. Ela se dá seguindo um ritmo do que é mais próximo até o que é mais distante a partir do eixo central do corpo. Nos movimentos funcionais esta seqüência também é verdadeira. Ela é responsável pela passagem observada entre a atividade indiferenciada para uma atividade consciente e encontra-se intimamente associada e dependente da experiência vivida. (a maturação de uma forma geral refere-se ao nível de desenvolvimento físico, psicológico e social). Em casos de atraso na maturação nervosa acredita-se que a educação psicomotora seja um instrumento valioso para uma recuperação ao menos parcial.
Movimento automático: movimento realizado sem que seja necessário pensar ou concentrar a atenção. Normalmente ele inicia-se de forma voluntária, porém nem todas as vezes ele inicia-se através da vontade do indivíduo. Entretanto ele pode ser interrompido de acordo com a vontade de quem o exerce.
Movimento reflexo: movimento que se dá independente da vontade e só percebido depois de executado.
Movimento voluntário: é o movimento que depende da vontade. No movimento voluntário, há primeiramente uma representação mental e global do movimento, uma intenção, um desejo ou uma necessidade e, por último, a execução do movimento propriamente dito. O ato voluntário é sempre aprendido e é constituído por diversas ações encadeadas.
Praxia: movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado.
Prontidão: é uma disposição, um estar pronto para...determinada aprendizagem...Ela depende das atividades ou experiências destinadas a preparar a criança para enfrentar as distintas tarefas que a aprendizagem escolar exige.
Sentido cinestésico: Sentido que permite termos uma noção da localização dos nossos membros no espaço. Com ele torna-se viável a execução de uma ação coordenada e integrada
Sincinesia: comprometimento de alguns músculos que participam e se movem, sem necessidade, durante a execução de outros movimentos envolvidos em determinada ação. Este fenômeno é involuntário e geralmente inconsciente.
Tônus muscular: estado de contração muscular parcial inconsciente, causado por uma estimulação nervosa, que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Mesmo em repouso o tônus muscular permite que haja um estado de permanente tensão. O tônus muscular está presente em todas as funções motrizes do organismo como o equilíbrio, a coordenação, o movimento e também todo comportamento comunicativo. É através da atividade tônica que a criança consegue erguer-se e manter-se de pé. Ela serve de embasamento para a atividade motora. Com a atividade tônica o bebê inicia sua comunicação com o mundo e através dela ele irá durante toda a sua vida expressar-se corporalmente. O tônus está diretamente ligado as emoções: estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular e estados de relaxamento podem diminuí-lo. Quando fatores orgânicos determinam um descontrole do tônus podem ocorrer distúrbios chamados hipertonia (aumento do tônus e da resistência muscular) ou hipotonia ( tônus diminuído com pequena resistência muscular)
Bibliografia:
Oliveira, G. Psicomotricidade (Origens e Definição), editora Vozes, 1997.
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