terça-feira, 12 de outubro de 2010

UM PEDAÇO DE GIZ NA TELA DIGITAL





- Dia Mundial do(a) Professor(a)

Imagem publicada - uma professora afegã, representada no filme 11de Setembro, 11 minutos, 9 segundos e um frame (fotografia que forma a imagem em movimento), no curta de Samira Makhmalbaf, cineasta iraniana, com seus alunos realizando um ato ético de respeito à um momento histórico do ocidente, diante de uma chaminé de uma olaria (onde se fazem tijolos de barro), com 01 minuto de silêncio pelas vítimas norte-americanas do World Trade Center.

" O professor é aquele que faz brotar duas idéias onde antes só havia uma". (Elbert Hubbard)

Hoje dia 05 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Professor, mais um dia ao qual expresso minha homenagem e minha lembrança para todos e todas.

A minha primeira lembrança, ao tomar contato com esta comemoração mundial, é de uma frase que lancei ao ar, há muitos anos atrás, em palestra na UERJ, justamente para homenagear professoras e professores presentes: " me lembro, hoje, com carinho de minhas primeiras professoras como quem deve se lembrar de um(a) lapidador(a)... pois se acredito que somos todos diferentes pedras preciosas in natura, somos também qual pequeninos diamantes que com a devida e afetuosa lapidação educacional, podemos ver retiradas nossas jaças e nossas carapaças de qualquer ordem... E digo que: quem sabe se foi por essas mãos-guias, que serão na maioria das vezes esquecidas, é que, talvez, um dia possamos realmente brilhar e encantar no futuro... e/ou, então, ao descobrirmos nossas imperfeições e diferenças, singular e eticamente, re-conhecer que somos capazes de produzir falsos valores e falsas admirações..."

Hoje, portanto, deveríamos nos lembrar de quem nos ajudou ou ajuda nas nossas "lapidações da subjetividade''. Estes que, só aparecem na mídia, como responsabilizados por falhas na educação, ou então quando exercem seu direito de greve por melhores condições de trabalho ou de salários.

Quanto ganha hoje uma professora da educação fundamental? Na minha terra natal eram as chamadas professoras ''primárias'', tinham uma respeitabilidade e papeis sociais reconhecidos. Isso acompanhado de um salário digno e classes com um número de alunos diferente da dura realidade de hoje. Eram, merecidamente, nossas segundas projeções de afeto e de respeito, vinham logo após nossas mães e familiares, mas hoje temos ou preservamos esse respeito reverencial e amoroso para com os nossos mestres ou mentores?

Segundo notícia do Jornal o Globo: "Até 2015, 99 países vão precisar de mais 1,9 milhão de professores em sala de aula para conseguir universalizar a educação básica".Qual será a atitude política que todos os Governos, em especial dos países emergentes e em desenvolvimento para dar respota a essa urgência mundial? Para a Unesco " o tema das comemorações deste ano é A Reconstrução Começa pelos Professores. A intenção é destacar o papel crucial que os educadores desempenham em áreas que estão em situação de emergência, em momentos pós-conflitos e de crise social, econômica ou humanitária". E essa afirmação da reconstrução é um dos principais exercícios no Haiti Vivo e em seu ressurgimento pós-terremoto.

Há um lindo exemplo dessa reconstrução e construção de novas subjetividades no curta de Samira Makmalbaf no filme sobre o 11 de Setembro, com 11 minutos de curta metragem, por 11 diretores de cinema de diferentes nacionalidades.

Nesse curta Samina traz uma professora de refugiados afegãos em uma olaria, que ao fazerem tijolos, tem uma improvisada sala de aula, onde ela, após arrebanhar as crianças, meninos e meninas, os leva a fazerem um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado terrorista em Nova York. As crianças sentadas sobre os tijolos que amassaram com os próprios pés nos dão, nesses 11 minutos, a lição de uma eternidade da capacidade de uma educadora no respeito ético à vida humana, apesar do temor de que eles próprios pudessem ser ''destruídos' pelos EUA.

Ao final todos olham para um torre de tijolos, uma chaminé e sua fumaça negra, que se ergue qual uma das torres gêmeas apontando para o futuro de nossa humanidade. É uma alegoria do que ainda poderemos construir dentro de uma visão de inclusão, ecosofia, bioética e respeito aos direitos humanos no ato de educar. A cada um de nós caberá amassar, com muito carinho e intensidade, nossos próprios tijolos da subjetividade produzida na reconstrução de um outro mundo possível. Sempre com o respeito às pessoas que nos educam e suas escolas.

Ouçamos a professora que ecoa em nossos inconscientes, e que Samira nos apresenta: "... Venham crianças para a classe. Vocês não podem parar bombas atômicas apenas com esses tijolos..." E nós o que podemos começar a construir de futuro se abraçarmos amanhã, e depois, com todo respeito e carinho, um professor ou professora?

Talvez possamos olhar, juntos, para a reconstrução de nossas próprias humanidades, micropolitica e molecularmente, para além de todas as biopolíticas e todas as suas artimanhas. Talvez nos colocando diante do futuro, pessoal e coletivamente, digamos em coro, olhando para a estrada aberta, que queremos aprender a aprender a mudar o mundo globalizado. E, então, brotarão não mais duas, mas múltiplas, diversas, diferentes e criativas idéias... E aí surge a Educação Inclusiva...

UMA ÚLTIMA PERGUNTA: diante das notícias sobre as opiniões sobre o aborto e sua criminalização, os que se candidatam a ser nosso futuro presidente(a) não precisam de alguma forma de um bom professor(a) para sua lapidação bioética?

copyright jorgemarciopereiradeandrade (favor citar a fonte em republicações livres na internet ou por outros meios de comunicação de massa, favorecendo um outro modo de produzir a difusão e socialização de conhecimentos)

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
http://www.5oct.org/index.php/es/inicio
UNIVERSALIZAR A EDUCAÇÃO BÁSICA REQUER 1,9 MILHÃO DE NOVOS PROFESSORES ATÉ 2015, ESTIMA UNESCO:
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/10/05/universalizar-educacao-basica-requer-1-9-milhao-de-novos-professores-ate-2015-estima-unesco-922707319.asp
SAMIRA MAKHMALBAF
http://www.makhmalbaf.com/persons.php?p=4
11 de SETEMBRO - 11'9'1 - CURTA METRAGEM
http://omelete.com.br/cinema/i11-de-setembroi-os-curtas-metragens

fonte: http://infoativodefnet.blogspot.com/2010/10/um-pedaco-de-giz-na-tela-digital-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais