segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto que Institui o Dia Municipal do Autismo está tramitando na Câmara


FOTO: CELSO SELLMER
A presidente da AMAR, Marisa Siqueira, que se agradecida pelo apoio à causa dos autistas no município

RESENDE
Neste dia 18 de junho será lembrado o Dia Mundial do Orgulho Autista. A iniciativa para a comemoração partiu da organização americana Aspies for Freedom e na cidade a data será marcada nesta segunda-feira, das 14h às 17h, na Área de Lazer do bairro Julieta Botelho (Parque Tobogã), com oficinas da Assistência Social, corte de cabelo, atividades esportivas e palestra.
Mas, além dos eventos que marcarãoa passagem da data,o autismo poderá ter um dia específico no calendário da cidade. Está tramitando na Câmara Municipal projeto de Lei do vereador Carlos Santa Rita (PSDB), que institui o Dia Municipal do Autismo, a ser lembrado anualmente no dia 2 de abril. “Neste dia é lembrado também o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008. As pesquisas revelam que no Brasil existam cerca de dois milhões de autistas, mais da metade desse número ainda sem diagnóstico”, explica.
O vereador também apresentou uma Moção de Congratulações para a Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Resende (Amar). Santa Rita destaca o bom trabalho que a recém-criada entidade tem feito em prol do assunto, buscando mobilizar pessoas da sociedade civil e de órgãos públicos para levar informações sobre a síndrome a toda população. “Muitos podem pensar que autismo é algo raro, porém, os números aceitos pela comunidade internacional são de um autista para cada 88 habitantes. Números alarmantes, que deveriam colocar o autismo entre as prioridades nas políticas de saúde pública. Como legisladores, é necessário refletir sobre as questões levantadas, e buscar construir ações que objetivem melhorar cada vez mais a condição das pessoas que apresentem estas e outras deficiências, tais como, a transmissão das informações corretas sobre o que é o autismo, apromoçãodo convívio social, a garantia de espaço para participarem de programas voltados para a educação, o lazer, a recreação, o turismo e a cultura, acapacitação de profissionais de saúde e educação para avaliar e atuar adequadamente com as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista”, avalia.
A Associação de Mães e Amigos do Autista tem em sua diretoria Marisa de Almeida Soares Siqueira ( presidente), AngelaMerice Almeida Santos (vice-presidente), Eliana Correia da Silva Moura (1ª  secretária), SâmiaPatríciaRiatto Watanabe, (2ª secretária), Amélia Maria Brant Guimarães Schneider (1ª tesoureira), Adriana Jasmim Nogueira (2ª tesoureira), Janaína da Costa (diretora de eventos), Lilian Maria Moreira Roxo (diretora de difusão), Cleide Souza da Silva (diretora de projetos), Tânia Aparecida de Farias (conselho consultivo) e Sônia Esteves (responsável pelo conselho fiscal).  As moções legislativas são entregues na última sessão de cada mês.

Postado em 18/06/2012 10:16:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais