sábado, 10 de setembro de 2011

Simposio de Neurociencia da UFMG Tecnologias Inovadoras para o Autismo

Simposio de Neurociencia da UFMG
Tecnologias Inovadoras para o Autismo
Nº Vagas: 25 vagas

Carga horária: 15 horas / aula.

Dias e horários: dia 19, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e dias 20 a 22/09, das 8h às 12h00.
Coordenadores
Alunos monitores
Introdução
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. Além disso, as pessoas com autismo possuem estereotipias e/ou grande interesse por temas bastante circunscritos e não-usuais. Também é comum a presença de alterações sensoriais que podem levar a dificuldades na percepção e capacidade motora. A gravidade e os sintomas do autismo variam amplamente de um indivíduo para outro. Estudos recentes mostram que quase 1% da população pode ter características que se enquadram no chamado "espectro autista".
Com relação à sua etiologia, atualmente se acredita que o autismo é a consequência de quaisquer fatores que afetem precocemente os mecanismos cerebrais básicos responsáveis pela socialização e comunicação. Assim, uma "cura" que vise a causa do autismo está fadada ao fracasso. Os tratamentos atuais têm como foco o desenvolvimento das pessoas com autismo e as dificuldades que podem surgir durante esse processo. Curiosamente, embora se saiba que muitas pessoas com autismo sentem uma afinidade especial para a tecnologia, apenas recentemente têm surgido algumas iniciativas ao redor do mundo com o objetivo de se desenvolver tecnologias para diagnosticar, tratar, ajudar ou unir pessoas com autismo.
Este curso irá proporcionar aos participantes uma oportunidade de trabalhar em equipes de modo transdisciplinar para se desenvolver um projeto de um produto tecnológico que seja de utilidade para as pessoas com autismo, seus familiares ou os profissionais que trabalhem na área. Os participantes irão se familiarizar com o diagnóstico, formas de tratamento e a experiência pessoal dos indivíduos e familiares com autismo, assim como com questões relevantes sobre interação homem-computador, computação centrada no ser humano, computação afetiva, a realidade virtual e comunicação mediada por computador. O projeto ou protótipo do produto deverá resolver uma necessidade relacionada ao autismo, seja para um indivíduo com autismo ou aqueles que são parte de uma rede de assistência, pesquisa ou de educação (pais, professores, terapeutas e assistentes). O produto poderá ter utilidade na escola, em casa, no lazer ou em ambientes de trabalho. Exemplos de possíveis projetos: brinquedos, jogos, algo que auxilie a comunicação, softwares educacionais, ambientes virtuais e mídia interativa, ferramentas de gerenciamento de dados, adaptações arquitetônicas, equipamento de captura e análise de dados, ferramentas de reabilitação e dispositivos de bio-sensores para rastreamento de alterações fisiológicas.

Público-alvo: profissionais de medicina, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, ciências da computação/engenharia biomédica e áreas afins. As vagas serão distribuídas uniformemente de modo a criarmos grupos de trabalho transdisciplinares.

Atribuições individuais:
- Compreensão de inglês (não haverá tradução para as aulas da palestrante estrangeira; a literatura da área de tecnologia em autismo é inteiramente em inglês).
- Frequência mínima de 75%.
- Leitura da bibliografia recomendada antes do curso e durante a semana de realização do mesmo.
- Desenvolver em grupo protótipo ou projeto relacionado a "tecnologias inovadoras para o autismo". Esse não é um curso expositivo. Portanto, sua efetiva participação é esperada e desejada.
- É altamente recomendável a participação no "Encontro com a comunidade" sobre autismo, atividade de extensão da Semana de Neurociências da UFMG, e na conferência que a Prof.a Rosa Arriaga irá dar na tarde de terça-feira.

Cronograma: Workshop: Innovative Technologies for Autism

  Monday (19th Sep) Tuesday (20th Sep) Wednesday (21st Sep) Thursday (22nd Sep)
8:00-8:50 Autism: an introduction (Prof. Arthur Kummer) Behavior analysis in autism – II (Prof.a Thais Porlan) Ecological System Theory : A psychologically driven process for designing technologies for autism (Prof.a Rosa Arriaga) Work in groups on "Grant proposals" and projects
8:50-9:40 Neuropsychology of autism (Prof. Vitor Haase) Speech therapy in autism (Speech Therapy Department) Innovative technologies for autism (Prof.a Rosa Arriaga) Work in groups on "Grant proposals" and projects
10:00-10:50 Autism: a developmental perspective (Prof.a Rosa Arriaga) Occupational therapy in autism (OT Department) Discussion of papers about innovative technologies in autism Presentation of projects
10:50-11:40 Behavior analysis in autism – I (Prof.a Thais Porlan) Introduction to software design (Rosa Arriaga) Discussion of papers about innovative technologies in autism Presentation of projects




Fazer pré-inscrição, com o envio de mini-currículo.
Serão disponibilizadas 5 vagas para alunos/profissionais de: Terapia Ocupacional (5), Psicologia (5), Fonoaudiologia (5), Medicina (5) e Ciências da Computação (5).

Local: O Local de realização será informado posteriormente.: David Henrique Rodrigues (Pós-doutorando do Programa em Neurociências) e Antonio Alvim (mestrando do Programa em Medicina Molecular).: Prof. Arthur Kummer.
Colaboradores: Profa. Rosa Arriaga do Georgia Tech & Emory University, Prof. Vitor Haase e Thais Porlan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais