Blog do André Luís Rian, rapaz autista que quer conversar com você sobre os problemas soluções do autismo...
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
VIVENDO COM AUTISMO (O MUNDO SENSORIAL)
O mundo sensorial do espectro do autismo.
Apesar de ser universalmente reconhecida como uma característica do autismo, sensorial ou com excesso de sensibilidade, é frequentemente ignorado. O guia a seguir fornece uma compreensão básica das dificuldades sensoriais que as pessoas com autismo ou Síndrome de Asperger pode ter, e as estratégias que podem ajudar.
Para funcionar e participar do mundo que nos rodeia, precisamos usar os nossos sentidos. Os sentidos fornecem aos indivíduos experiências únicas e nos permitem interagir e se envolver com o resto da sociedade. Eles nos ajudam a compreender o ambiente que nos rodeia e responder dentro dele. Eles desempenham um papel significativo em determinar quais as ações que levamos em uma situação particular. Imagine o que acontece quando um, ou todos os seus sentidos são intensificados ou não estão presentes em tudo, muitas vezes referida como disfunção de integração sensorial. Este é o caso de muitos indivíduos do espectro do autismo.
Existem várias definições de autismo, mas eles raramente falam de como uma pessoa com autismo se sente. É somente através de histórias pessoais dos próprios indivíduos, que podemos expressar e descrever o que se passa em seu mundo sensorial doloroso. Funções diárias, que a maioria das pessoas tomam para concedido, pode, podem para pessoas com autismo ser negativo e experiências perturbadoras. Comportamentos apresentados por alguém com autismo, muitas vezes, ser uma reação direta à sua experiência sensorial. Por conseguinte, é compreensível porque eles criam rituais, ou têm comportamentos auto-estimulatórios como spinning, batendo e batendo, porque isso os faz sentir que estão no controle e se sentem seguros em seu mundo original.
Integração sensorial
Ayres (1979, Smith Myles et al, 2000) definiu a integração sensorial como "a organização da sensação de utilização". Trata-se de sensação de viragem na percepção.
O sistema nervoso central (cérebro) processa todas as informações sensoriais enviados a partir de vários sistemas sensoriais do corpo e ajuda a organizar, priorizar e entender as informações. A partir disso, é capaz de uma ação de resposta: estes podem ser pensamentos, sentimentos, respostas motoras (comportamento) ou uma combinação destes. Durante todo o nosso corpo, temos receptores, que captam a estímulos sensoriais. Nossas mãos e pés contêm a maioria dos receptores. Na maioria das vezes o tratamento da informação sensorial é automática
Os sistemas sensoriais podem ser divididas em seis áreas. Estes podem ser divididos em duas áreas principais: hiper (alto) e hipo (sensibilidade baixa). No entanto, é importante lembrar que as dificuldades / diferenças podem, alguns indivíduos se enquadram em ambas as áreas.
Sistema do Equilíbrio
Situado na orelha interna, esta fornece informações sobre onde está nosso corpo no espaço e sua velocidade, direção e movimento, tudo em relação à força da gravidade. É fundamental para nos ajudar a manter nosso equilíbrio e postura. Para um indivíduo sobre o espectro, as dificuldades / diferenças podem ser:
Hipo
a necessidade de balançar, balançar, girar.
Hiper
dificuldades em atividades que incluem o movimento, como o desporto
dificuldades em parar rapidamente ou durante uma atividade
dificuldades com as atividades onde a cabeça não está na posição vertical, ou quando os pés estão no chão.
Sistema da consciência corporal (propriocepção)
Situado nos músculos e articulações, o nosso sistema de percepção do corpo nos diz que nossos corpos são. Ele também nos informa que as partes de nosso corpo são e como eles estão se movendo. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
proximidade - de pé muito próximo a outro / não compreensão do espaço corporal pessoal
andar pelos cômodos da casa - evitar obstruções
esbarrar em pessoas.
Hiper
dificuldades com habilidades motoras finas, a manipulação de pequenos objetos (botões, amarrar cadarços de sapatos)
movimentos de corpo inteiro a olhar para alguma coisa.
Sistema do Cheiro (olfatório)
Processado através de receptores químicos no nariz, isso nos diz sobre cheiros em nosso ambiente imediatamente. O olfato é um sentido que é muitas vezes negligenciado e esquecido. É, no entanto, o primeiro sentido que confiamos. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
alguns indivíduos não têm nenhum sentido de cheiro e não conseguem perceber os odores extrema
Algumas pessoas podem lamber coisas.
Hiper
cheiros podem ser intensificados e avassaladores
problemas com banheiro
não gostar de pessoas com perfumes distintos, shampoos, etc
Sistema Visual
Situado na retina do olho e ativado por luz, nossa visão nos ajuda a definir os objetos, pessoas, cores, contraste e limites espaciais. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
podem ver as coisas mais escuras, perder os recursos de linha
para alguns, podem concentrar-se na visão periférica, pois sua visão é borrada central, outros dizem que o principal objetivo é ampliada e na periferia as coisas tornam-se turva
Percepção de profundidade deficiente - problemas com jogar e pegar, imperícia.
Hiper
visão distorcida ocorre e objetos e luzes brilhantes pode saltar em torno
fragmentação de imagens, como conseqüência de muitas fontes
focalizando detalhe particular (grãos de areia) mais prazeroso do que olhar para uma coisa como um todo.
Sistema da Audição (auditivo)
Situado na orelha interna, este informa-nos sobre os sons do ambiente. É o aspecto mais comumente reconhecida de deficiência sensorial. Para um indivíduo sobre o espectro, as dificuldades / diferenças podem ser:
Hipo
os sons só podem ser ouvidos com uma orelha, outra orelha ou apenas ter ouvido parcial ou nenhum
a pessoa pode não reconhecer sons particular
Gostam de lugares lotados e barulhentos, cozinhas, portas e objetos.
Hiper
volume de ruído podem ser ampliadas e em torno de sons distorcidos e confusos
incapacidade para cortar sons particulares - dificuldade de concentração
eles podem ter um limiar inferior de audição, o que os torna particularmente sensíveis a estímulos auditivos, por exemplo, ouvir conversas à distância.
Sua deficiência auditiva pode ter um efeito direto sobre a sua capacidade de comunicação e também podem afetar seu equilíbrio.
Sistema Tátil
Situado sobre a pele, o maior órgão do corpo, que se refere ao toque, tipo de pressão, nível de dor e nos ajuda a distinguir a temperatura (quente e frio).
O toque é um componente importante no desenvolvimento social. Ela nos ajuda a avaliar o ambiente em que estamos e nos permite reagir em conformidade. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
tem outros bem
tem alto limiar de dor - dor / temperatura
auto-agredir
Gostam de objetos pesados em cima deles.
Hiper
toque pode ser doloroso e desconfortável e muitas vezes eles vão retirar os aspectos do toque, que pode ter um efeito grave em seus relacionamentos com os outros
não gostam de ter tudo nas mãos ou pés
dificuldades em escovar os dentes e lavar o cabelo
só gosta de certos tipos de roupa ou texturas.
Sistema do paladar
Processado através de receptores químicos na língua que nos fala sobre diferentes sabores - doce, azedo, amargo, salgado e picante. Os indivíduos, muitas vezes têm dietas restritas, como resultado de suas papilas gustativas são super sensíveis. Para um indivíduo sobre as dificuldades do espectro / diferenças podem ser:
Hipo
gosta de alimentos muito condimentados
come de tudo - o solo, a grama, materiais.
Hiper
alguns sabores e alimentos são demasiado fortes e irresistível para elas
determinadas texturas também causa desconforto, algumas crianças só comem alimentos suaves, tais como purê de batatas ou gelados.
Sinestesia
Esta é uma condição rara, separada do autismo, que alguns indivíduos do espectro dizem ter experiência. Isto é, quando a confusão nos canais sensoriais ocorrem. Uma experiência sensorial entra através de um sistema e através de um sistema diferente. Por exemplo, uma pessoa ouve um sistema (som auditivo), mas vê a cores (sistema visual).
As estratégias possíveis
Uma maior compreensão do mundo sensorial dos indivíduos do espectro permite que você possa ajudá-los a desenvolverem em um ambiente mais confortável.
As seguintes idéias e estratégias podem ajudar quando se tenta criar um ambiente confortável para um indivíduo sobre o espectro, para evitar a sobrecarga dos sentidos.
Considerações gerais para lembrar:
Conscientização
Sabendo que a disfunção sensorial pode ser a razão para o problema, sempre examinar o ambiente.
Seja criativo
Use sua imaginação para chegar a experiência positiva sensorial e / ou estratégias.
Preparar
Sempre avisar o indivíduo de possíveis estímulos sensoriais que podem experimentar, por exemplo, lugares lotados.
Terapia de integração sensorial
Terapia de integração sensorial envolve a exposição leve a vários estímulos sensoriais. O objetivo desta terapia é fortalecer, equilibrar e desenvolver o sistema nervoso central de processamento de estímulos sensoriais. Delacato (1974), que introduziu o conceito de terapia de integração sensorial, a terapia focada nos cinco sistemas sensoriais - visão, paladar, olfato, audição e tato. Hoje, terapeutas ocupacionais continuam a concentrar-se nestas áreas, bem como incorporar o vestibular e de propriocepção, quando da criação e planejamento de um cronograma de atividades para um indivíduo.
Equilíbrio (vestibular)
Hipo
incentivar atividades que as ajudam a desenvolver o seu sistema vestibular - cavalo de balanço.
Hiper
decompor as atividades em pequenos passos, de usar pistas visuais como uma linha de chegada ou avisos.
Consciência corporal (propriocepção)
Hipo
Salão de posição em torno da borda da sala para facilitar a navegação
colocar fita colorida no chão para indicar os limites
utilizar a regra de curta distância.
Hiper
atividades de segmentação
placas de renda.
Cheiro (olfatório)
Hipo
use produtos com cheiro forte como recompensa e para distraí-los de estímulos inadequados, possivelmente com cheiro forte (fezes).
Hiper
uso de detergentes ou shampoos, abster-se de usar perfumes, tornar o ambiente como fragrância livre quanto possível.
visual
Hiper
reduzir a iluminação fluorescente, utilizando lâmpadas de profundidade de cor, em vez
óculos de sol
criar uma estação de trabalho em sala de aula: um espaço de secretária ou com muros altos ou dividir em ambos os lados para bloquear as distrações visuais da frente e dos lados
cortinas blackout.
Hipo
aumentar o uso de pistas visuais.
Audição (auditivos)
Treinamento de integração auditiva
No início de 1980 o Dr. Guy Berard criou uma máquina que os testes e exercícios indivíduos sistema auditivo. Esta abordagem considera que os comportamentos são uma consequência das dificuldades no sistema auditivo. Ao produzir vários sons, alterando a máquina é capaz de usar seus filtros auditivos para maximizar o volume sem causar desconforto. O objetivo é treinar o sistema auditivo e de equilíbrio que o seu contributo. A investigação sobre esta abordagem é muito limitada.
A terapia de música
Os benefícios da musicoterapia tem sido reconhecido, e é frequentemente utilizado com indivíduos do espectro. A terapia de música proporciona aos indivíduos uma oportunidade única para se comunicar, interagir e se expressar.
Hiper
portas fechadas e janelas - para reduzir os sons externos que têm de lidar
prepará-los antes de ir para um lugar barulhento ou situações de lugares cheios
tampões para os ouvidos
Walkman ou MP3
criar uma estação de trabalho.
Hipo
usar pistas visuais para fazer backup das informações verbais.
Tátil
Hipo
cobertores pesados
sacos de dormir.
Hiper
Avise a criança se você estiver prestes a tocar-lhe, sempre aproximar-se dele ou dela de frente
Lembre-se que um abraço pode ser doloroso e não reconfortante
gradualmente introduzir texturas diferentes
Aos poucos realize atividades próprias, que lhes permite regular a sensibilidade (por exemplo, escovar o cabelo e lavar).
Salas sensoriais
Ambientes sensoriais são destinadas a fornecer aos indivíduos a oportunidade de estimular, desenvolver e / ou equilíbrio dos sistemas sensoriais.
Eles estão localizados principalmente em escolas especializadas que o acesso é bastante limitado. No entanto, muitas famílias optaram por adaptar um quarto em sua casa para criar um espaço de estimulação sensorial ou recarregar.
Salas ou espaços sensorial pode assumir várias formas, por exemplo branco, escuro, de som, interativo, água ou jardim. Suas principais funções tendem a ser terapêutico, educacional e lazer, tudo em relação ao desenvolvimento.
Os equipamentos utilizados nos quartos variam dependendo do tipo, função e necessidades do indivíduo a usá-lo. A lista a seguir dá exemplos de equipamentos para fornecer estímulo para todos os sistemas sensoriais. Os estímulos podem incluir uma música suave, almofadas vibratórias, as fibras ópticas, bolas de espelho, tubos de bolha, camas de água, paredes tátil, discoteca luzes e projetores, para citar apenas alguns. O equipamento pode ser configurado com opções, a pressão de som e movimento que, em seguida, ativa uma parte do equipamento na sala. A criança vem para reconhecer causa e efeito.
Os benefícios relatados de salas sensoriais vem a apresentar, principalmente a partir de experiências e observações pessoais, pois existem apenas uma quantidade limitada de pesquisa.
Profissionais que podem ajudar
Terapeuta Ocupacional
Eles desempenham um papel fundamental nas dificuldades sensoriais por meio de programas e, muitas vezes a adaptação dos ambientes para garantir aos indivíduos ter uma vida tão independente quanto possível.
terapeuta da fala e linguagem
Muitas vezes o uso de estímulos sensoriais para incentivar e apoiar o desenvolvimento da linguagem e interação.
musicoterapeuta
Usa instrumentos e sons (estímulos auditivos), para incentivar e desenvolver os sistemas sensoriais, principalmente o sistema auditivo.
Exemplos de problemas
Problema: mastiga tudo, incluindo roupas e objetos
Possíveis razões sensoriais
Acha relaxante.
Possíveis soluções
Tubos livre de Látex, palhas.
Problema: Manchando
Possíveis razões sensoriais
Pode gostar da textura em suas mãos ou ser hipo-sensível aos cheiros.
Possíveis soluções
Experimente e introduzir materiais similares, tais como geléia, farinha de milho e água.
Problema: se recusa a usar certas roupas
Possíveis razões sensoriais
Podem não gostar da textura ou pressão na pele.
Possíveis soluções
Transforme os itens de dentro para fora isso onde não há costura, remover quaisquer etiquetas ou rótulos, que lhes permita usar roupas que são confortáveis por dentro
Problema: Dificuldades para pegar no sono
Possíveis razões sensoriais
Pode ter dificuldade em fechar os sentidos, em especial, visual e auditiva.
Possíveis soluções
Use cortinas blackout ou cobertores pesados.
Problema: tem dificuldade em concentrar-se na sala de aula
Possíveis razões sensoriais
Pode ter muitas distrações sensoriais, pode ser muito ruidoso (falando, sinos, cadeiras raspando no chão), os lotes de estímulos visuais (pessoas, retratos na parede), também pode encontrar desconforto ao segurar o lápis (pode sentir duro / frio) .
Possíveis soluções
Posicioná-los longe das portas e janelas, móveis, use na sala para criar uma área livre de distrações ou, se possível, uma estação de trabalho individual, experimente diferentes texturas para tornar o lápis mais confortável.
Fonte do texto: CORA
Disponível em: http://corautista.org/vivendo-o-mundo-sensorial.html Acesso em: 15 dez 2010
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Muy lindo e interesante tu blog ya me puse como seguidora te invito a conocer el de mi nieta jazmin, cariños
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