sábado, 11 de janeiro de 2014

CURIOSIDADE DO AUTISMO OU EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DESMEDIDA


silvânia mendonça almeida


Não adianta. Mãe observa filhos vinte e quatro horas. Mesmo não podendo fazer tudo por ele. Mas muitas vezes me pego a observar meu filho autista. André é por demais terno, meigo e calado. Lógico. O dom da sua fala é muito restrito. Mas se tem uma pessoinha que não precisa falar, esta é ele. Fala com aqueles olhos brilhantes, arqueados, observadores. Olhar que às vezes se perde no balanço das coisas feitas e no balanço de vida das pessoas menos favorecidas.
Uma curiosidade espiritual passou a acontecer na rua onde temos acesso. André é amigo e chega perto de todos os moradores da rua. Também nos restaurantes, nos lugares onde vamos e nas cidades as quais já passamos. André não pega na mão de gente “normal” para cumprimentar. Não permite o toque de ninguém. Sabemos que todos merecem nossos eternos cumprimentos educados, sociais, vislumbrados na convivência de não sermos uma ilha. Mas também sei que meu filho é diferente. Foi considerado diferente e age de forma diversificada.
E lá vai ele. Atravessa a rua e pega nas mãos de todos os que são seus moradores. Temos que acompanhar, pois ele ainda não sabe atravessar a rua. E ao chegar perto dos maltrapilhos André balança a mão do sujeito várias vezes. Sua dignidade humana e espiritual se alicerça ao morador de rua.
“Oi, oi, oi, oi, oi,oi.” André repete.
E não é diferente em outros lugares. Nas beiradas das ruas, nos possíveis guetos onde tentamos fazer nossa caridade de cada dia, nas portas de igrejas, nos lugares inusitados.
E faz questão de balançar as mãos de mendigos, moradores de rua e de todos aqueles que são considerados pessoas com necessidades especiais. E seu aperto de mão é forte. Como passasse a espiritualidade azul que existe dentro dele. E segue repetindo: “oi, oi, oi, oi, oi.” O Cumprimentado sente a mão doer.
Curiosidade especial do autismo? Evolução desmedida?
Opiniões e análises são muito bem-vindas.
Só sei explicar a ternura e a compaixão do seu olhar para cada olhar sofrido. Mais nada!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais