sábado, 11 de maio de 2013

CARONA SOLIDÁRIA



silvania mendonça almeida margarida

Contam a história que uma professora doutora, professora de universidade, foi demitida de uma grande instituição no céu, por amar muito seus alunos. Mentores daquela universidade ordenou que fosse embora e  nunca mais voltasse naquele céu, porque ela pediu uma carona solidária. Ou seja, o céu não era exatamente um céu. Preconceito generalizado e mesmo nas grades do céu,  conseguiam fazer daquele local uma prisão.

Muitos anos se passaram e a professora tomou novos rumos na vida e tornou-se veterinária, pois entre bichos sabia que nunca seria dispensada, vilipendiada e ficar em humilhante situação. Tornou-se uma boa veterinária e sua especialidade, a partir de então, era conversar e conviver com cães e gatos. E sentiu-se feliz.

Entre o céu e a veterinária está o autismo. Hoje, hoje, exatamente hoje, sabemos que a carona solidária virou moda, que bichos, principalmente cães e gatos, fazem as pessoas felizes. Há até campanha de carona solidária para cães e gatos. Como este mundo dá voltas e lições de vida encaminham-se para nos ensinar, mesmo que pessoas se tornem esquecidas. Principalmente, a vilipidez sempre desabrocha em novas aprendizagens,  pois a professora/veterinária da carona solidária havia plantado a semente. Germinou e deu flores e frutos. E a veterinária continua indiferente. Segue seu rumo de aprendizagem ajudando aos animais como ajudava seus alunos. O importante é ser solidário e é isto que o autista pede na Constituição, nas leis, nas gerações de pedidos solidários.

Céu, veterinária, aprendizagem, carona solidária, todos devem aprender que o autista precisa de uma única chance para ter a completude da sua dignidade humana e a responsabilidade social desta dignidade nunca poderá ser tirada. Devem lhe dar sempre a carona solidária do entendimento, da lucidez e do amor.  E o autista nunca poderá ser demitido da vida de ninguém.

Acontece que muitos o demitem para sempre e se esquecem de que a vida espiritual fica comprometida. Melhor então conviver com cães e gatos e tornar um veterinário entendedor de autismo. 

Um comentário:

  1. Grande verdade! Professores são sempre excluidos! Grande magia de quem sabe amar o aluno demais.

    ResponderExcluir

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais