terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PACIÊNCIA DE EDUCADORES

silvania mendonça


Oh! como temos a eterna mania de atropelar tudo. O julgamento e a falta de paciência são defeitos próprios dos seres humanos. E Jesus disse: "não julgueis para não serdes julgados". O Mestre via com os mais belos olhos suas ovelhas e as apascentava. E dizia que nenhuma ovelha seria desgarrada. Por que então a impaciência? Quantas pessoas se aproveitam das outras e deixam por isto mesmo. Quantas mães e pais de autismo se queixam que são enganados pela escola, pelo ambiente de seus filhos?
Será que não pensam que a Espiritualidade Maior está olhando? Que Ela tudo vê?
E como ficam os impacientes, os julgadores, os estovados pela vida. Estamos no grande barco chamado planeta Terra. Não me excluo desta.
Somente quero aprender o discernimento da paciência, da humildade, do amor infinito ao próximo e nunca julgar. Orientadores e professores devem fazer o mesmo e apoiar infinitamente os pais do autismo, das doenças intelectuais e físicas.
Por isso e tudo mais: a paciência é uma virtude. Ninguém está jogado aqui embaixo como um barril de pólvora que explodirá a qualquer momento. Temos que ter a paciência com os nossos filhos especiais e mostrar isto na educação. Afinal, o que ganhamos em dizer o que este é o "o meu Certinho" se não somos uma ilha. E se as pessoas ao nosso redor não estão preparadas com o "nosso certinho". Professores e educadores do autismo têm a missão de ensinar pais e não o "seu certinho" o seu "olá, tudo bem, a educação é assim e não vai mudar pelo seu filho especial". "Não estando dentro do meu certinho, se retire". E pais chorosos vida afora perdem e pedem a eterna oportunidade de seus filhos. E suas mãos são tenras e tremem. Como tremem. Difícil ter medo das pessoas. Não era para ninguém ter este medo, principalmente educadores de filhos e pais.
Professores acham pelo motivo que alcançaram determinado cargo podem espezinhar. E, às vezes, falam em nome do Mestre. Misturam religião com educação.
Mas Jesus é claro na mensagem que deixou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" "Vou para lhes preparar um lugar e estarão comigo"
O arremate da vida são estas: a educação, o carinho, a singeleza, a humildade cabem em qualquer lugar e ninguém tem nada a perder.
Paciência eterna com os nossos filhos! Motivo de dignidade humana!
Acordem educadores! Os braços de Morfeu impedem de vocês vivenciar a alegria de ter um aluno especial! Os ganhos só seriam seus! Nós já ganhamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais