segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que nos pediria um autista?











O que nos pediria um autista?Ajuda-me a compreender. Organiza meu mundo e ajuda-me a prever o que vai 


acontecer. Dá-me ordem, estrutura, e não um caos.Não fiques angustiado comigo, pois isto também me 


angustia.Respeita meu ritmo. Se compreenderes minhas necessidades e meu modo especial de ver a realidade, não 


terás dificuldade de te relacionares comigo. Não te deprimas; o normal é eu progredir e me desenvolver cada vez


 mais.Não fales muito, nem depressa demais. Para ti as palavras voam como plumas, não pesam para ti, mas para 


mim podem ser uma carga muito pesada. Muitas vezes não é esta a melhor maneira de te relacionares 


comigo.Como todas as demais crianças, e como os adultos, sinto necessidade de partilhar o prazer e gosto de


 fazer bem as coisas, embora nem sempre o consiga.Para mim é difícil compreender o sentido de muitas coisas 


que me  pedem para fazer. Ajuda-me a compreender. Procura pedir-me coisas que tenham sentido completo e 


decifrável para mim.


 Não deixes que eu me embruteça e fique inativo.Não te envolvas demais comigo. Às vezes as pessoas


 são muito imprevisíveis, barulhentas demais e excessivamente animadoras. Respeita a distância de que preciso, 


mas sem me deixares sozinho.Meu desenvolvimento não é irracional embora não seja fácil de entender.Tem sua


 própria lógica, e muitas das condutas que chamas de “alteradas” são formas de enfrentar o mundo com minha


 forma especial de ser e perceber. Faze um esforço para me compreenderes.


Aceita-me como sou. 


Não condicione a tua aceitação a que eu deixe de ser autista. 


Sê otimista sem te tornares “romântico”. Minha situação em geral tende a melhorar, embora por enquanto não 


tenha cura.


Vale a pena viver comigo. Posso te proporcionar tanta


 satisfação como as demais pessoas. Pode acontecer um momento em tua vida em que eu, “autista” seja a tua


 maior e melhor companhia.Angel Riviere Gómez Assesssor Técnico de APNA- Madri- Espanha";



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue este blog sobre o autismo

Divulgue este blog sobre o autismo

Oficinas e Materiais